O que é este Blogue?

Quando se junta uma amálgama de palavras, um conto ou um poema podem sempre emergir. A sua divulgação fará que não morram esconsos numa escura e funda gaveta. Daí que às minhas palavras quero juntar as de outros que desejem participar. Os meus trabalhos estão publicados sob o pseudónimo: "Lobitino Almeida N'gola". Nas fotos e pinturas cliquem nos nomes e acedam às fontes.

quarta-feira, maio 24, 2006

Dia de África: Perturbação mental

"A ténue luz do ouro"
(Acrílico sobre tela, de António Olé, 1991)
.
Perturbação mental*

Na esperança um dia, à minha terra voltar
sonhava que alguém por ti me mandasse chamar
cansei-me de não ver esse corpo, esse chão
crescendo em mim, uma enorme emigrante saudade.

Vivo na raiva e revolta de ter partido
sem conseguir odiar alguém
sinto-me tão longe
que me tornei de mim, desiludido

Confundo-me nas minhas culpas
e naqueles que não quero culpar
mas por muito que tenha passado
não consigo deixar de te amar

Nesta perturbação mental permanente
até como minha mulher, já te imaginei
mas todas as que vi passar ou possuí
nenhuma como a ti minha terra eu amei!

*Jorge Pessoa*
*(poeta angolano; in “Angola, A obsessão”, ed. Kilombelombe, 2005)

Sem comentários: